Missões

Projeto temático: Missionários Cristãos na Amazônia brasileira: um estudo de mediação cultural

A proposta deste projeto é identificar os símbolos e valores sociais que orientam a presença e a prática das missões religiosas católicas na Amazônia. Com isso, pretende-se empreender a análise e compreensão das estratégias e mecanismos que compõem as modalidades de ação contemporânea destes que, em nosso entender, são um dos mais importantes agentes da mediação cultural no contexto da relação entre a sociedade nacional e as populações indígenas do Brasil. Entre os temas fundamentais que informam nossa investigação está a desconstrução da categoria de conversão religiosa – e o discurso que sobre ela faz a Igreja e seus intelectuais – como também a dinâmica cultural implicada no processo mesmo da ação missionária que, de um modo complexo, age sobre a cultura do outro, seja em sua transformação, seja na reinterpretação dos significados que contém.

A base que sustenta este trabalho está em uma investigação detida sobre as missões salesianas na Amazônia – como também no Mato Grosso –, as missões da ordem religiosa dos missionários da Consolata e sobre os missionários do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Como contraponto fundamental para as perguntas suscitadas por esse projeto, a pesquisa se estenderá também a um conjunto de pesquisas que nos forneçam um contraste para o entendimento dos processos a que nos propomos aqui. Assim, está sendo realizado um estudo a) acerca da Ordem Menor Capuchinha no período do Império e início da República; b) sobre a ação das missões protestantes presentes no Oiapoque; e c) sobre as missões católicas em Moçambique.

A conformação das perguntas e questionamentos desta pesquisa operam, portanto, em um duplo registro metodológico: a) no registro local, estaremos focalizando os mecanismos específicos da interação entre índios e agentes mediadores da missão; b) no registro global, estaremos a tratar da definição dos parâmetros ideológicos e políticos que tornam possível a ação missionária hodierna.

PALAVRAS-CHAVE: missão religiosa, missionários, conversão religiosa, catolicismo, Igreja Católica, fé, teologia da cultura, contato cultural, fricção interétnica, mudança cultural, inculturação, encarnação religiosa, catequese, antropologia dos mediadores, teoria da ação, evangélico, missões de fé, protestante.
Equipe

  • Coordenação: Dra. Paula Montero - USP/CEBRAP
  • Dra. Cristina Pompa - USP/CEBRAP
  • Melvina Afra Mendes de Araújo - Doutoranda USP
  • Marcos Pereira Rufino – Unifesp
  • Cintia Nakata – Mestranda
  • Aramis Luis Silva – Doutorado
  • Luena Nascimento Nunes Pereira – Pós-Doutoranda
  • José Maurício Arruti PUC/RJ