Revista de Antropologia

APRESENTAÇÃO
Fundada por Egon Schaden em 1953, a Revista de Antropologia é uma publicação semestral do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Seu objetivo é publicar artigos inéditos nacionais e internacionais que apresentam resultados de pesquisa ou ensaios teóricos e que estejam em concordância com as preocupações da Antropologia. A revista aceita artigos em qualquer época do ano, em fluxo contínuo, e tem publicado também dossiês ou números temáticos. A Revista é indexada no Índice de Ciências Sociais/IUPERJ/RJ e Hispanic American Periodicals Index e recebe o apoio do CNPq, FAPESP e SIBI/USP.


A Revista de Antropologia está disponível no:
ScieLo (até 2007)
Portal de Revistas da USP (a partir de 2007) 
Acesse aqui os volumes:
54(1) 2011
53(2) 2010


INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES
Para a publicação de artigos, resenhas e entrevistas, a Revista de Antropologia receberá, em qualquer época do ano, contribuições nacionais e internacionais que estejam em concordância com o formato e perfil definidos por sua linha editorial. Os artigos devem ser inéditos e tratar de temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológicos próprios da Antropologia em suas diversas áreas e interfaces com disciplinas afins. Os artigos são submetidos à avaliação de pareceristas externos.


1. QUANTO AOS ARTIGOS
• Devem conter aproximadamente 10 mil palavras, incluindo notas e bibliografia (fonte tamanho 12, fonte Garamond, espaço 1,5 e processador de texto Word) e serem encaminhados por e-mail ( revant@usp.br ), contendo resumo (entre 100 e 150 palavras) palavras-chave e título em português e em inglês.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
• Os originais serão submetidos à avaliação de dois relatores. A partir desses pareceres, a Comissão Editorial julgará a viabilidade de sua publicação. Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os relatores.
• As notas devem ser numeradas em ordem crescente e digitadas no final do texto. As menções a autores, no decorrer do texto, devem ser citadas: (sobrenome do autor, data) ou (sobrenome do autor, data, página). Ex.: (Montero, 1983) ou (Montero, 1983, p. 245). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (Lévi-Strauss, 1967a), (Lévi-Strauss, 1967b).
• A bibliografia deve ser apresentada no final do texto, obedecendo ao seguinte padrão:
a) no caso de livro: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; ano de publicação, título do livro em itálico, local, editora, edição. 

Ex.:
 DA MATTA, Roberto
1976 Um mundo dividido: a estrutura social dos índios apinayé. Petrópolis, Vozes.
b) no caso de coletânea: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; ano de publicação, título do texto entre aspas, in sobrenome (em caixa alta), nome do organizador (org.), título do livro em itálico, local, editora, página inicial-página final. 

Ex.:
VIDAL, Lux
1992 "Pintura corporal e arte gráfica entre os Kaiapó-Xicrin do Cateté". In VIDAL, L. (org.), Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo, Studio Nobel/Fapesp/Edusp, pp. 143-89.
c) no caso de artigo: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; ano de publicação, título do artigo entre aspas, título do periódico em itálico, local, número do periódico: página inicial-página final. 

Ex.: 
MARCUS, George
1991 "Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade, no final do século XX a nível mundial". Revista de Antropologia, São Paulo, vol. 34: 197-221.
d) no caso de tese acadêmica: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; ano de publicação, título da tese em itálico, local, dissertação (mestrado) ou tese (doutorado), instituição, número de páginas. 

Ex.:
ALMEIDA, Heloisa Buarque de
2001 Muitas mais coisas: telenovela, consumo e gênero. Campinas, tese, UNICAMP, pp.

 Acesse o formato de artigo.


2. QUANTO ÀS RESENHAS
As resenhas críticas e informativas devem ter no máximo 6 laudas.

Acesse o arquivo Formato de resenha.




3. QUANTO ÀS ENTREVISTAS
Será publicada apenas uma entrevista por número de revista.
Os artigos, resenhas e entrevistas deverão ser enviados para:  revant@usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


4. DOSSIÊS

1) A Revista de Antropologia pode publicar dossiês temáticos em todos os seus números.

2) Os dossiês devem compor preferencialmente até 2/3 do volume total de artigos. Números temáticos podem eventualmente ser publicados, desde que respeitada uma periodicidade de publicações com textos variados (1 a cada 3 números podem ser 100% temáticos). Estes números serão chamados "Número Especial".

3) O professor interessado em organizar um dossiê temático deve fazer uma proposta por escrito e encaminhá-la à Comissão Editorial da revista. Esta proposta deve conter: (a) tema; (b) prováveis autores e assunto de seus artigos; (c) cronograma, prevendo quando o dossiê deverá ser publicado (levando em conta o prazo dado aos autores e pareceristas).

4) Todos os textos encaminhados para o dossiê serão avaliados por dois pareceristas, como todo e qualquer artigo recebido pela revista. A Comissão Editorial, com base nos pareceres, reserva-se a prerrogativa de decidir sobre a aprovação dos artigos para publicação.

5) O professor que organiza o dossiê deve auxiliar a comissão editorial da revista no processo de edição. Este organizador será responsável por: (a) divulgar o dossiê e chamar artigos; (b) manter contatos com os autores, inclusive em termos do prazo; (c) ler os textos encaminhados para avaliação (fazendo um primeiro filtro caso o artigo esteja visivelmente fora do padrão da revista); (d) sugerir pareceristas; (e) fazer um texto de apresentação do dossiê.

6) Um membro da Comissão Editorial acompanhará a organização do dossiê.

7) O Dossiê deve se submeter às mesmas regras de avaliação da Revista, tais como conter apenas artigos inéditos, respeitar o máximo de 40% de autores de um só estado, privilegiando artigos que contenham resultados inéditos de pesquisa empírica e/ou ensaios teóricos. Não se publicará revisões bibliográficas.

Os artigos e resenhas devem ser enviados para o email da Revista de Antropologia: revant@usp.br


CONSELHO EDITORIAL
David Maybury-Lewis (Harvard University, USA)
Eduardo Viveiros de Castro (Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ)
Joanna Overing (The London School of Economics and Political Science, Inglaterra)
Julio Cézar Melatti (Universidade de Brasília, DF)
Klaas Woortmann (Universidade de Brasília, DF)
Lourdes Gonçalves Furtado (Museu Paraense Emílio Goeldi, PA)
Marisa G. S. Peirano (Universidade de Brasília, DF)
Mariza Corrêa (Unicamp, SP)
Moacir Palmeira (Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ)
Roberto Cardoso de Oliveira (Unicamp, SP)
Roberto Kant de Lima (Universidade Federal Fluminense, RJ)
Ruben George Oliven (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS)
Simone Dreyfus Gamelon (Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales, França)
Terence Turner (University of Chicago, EUA)
Tiago de Oliveira Pinto (Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha, Berlin)


VOLUMES PUBLICADOS
Veja aqui o conteúdo dos volumes publicados.



AQUISIÇÃO
Veja aqui os preços e as formas de aquisição.



COMISSÃO EDITORIAL
  • Profa. Dra. Heloísa Buarque de Almeida (Editora responsável)
  • Profa. Dra. Laura Moutinho
  • Prof. Dr. Renato Sztutman


SECRETARIA
  • Edinaldo Faria Lima - secretário executivo

CONTATO
Telefone: (11) 3031-2552
e-mail: revant@usp.br