Cadernos de Campo - Projeto Resenhas

Cadernos de Campo - Projeto Resenhas

A Cadernos de Campo – revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP (ISSN 0104-5679) possui uma seção inteiramente dedicada às resenhas de livros. E para estimular a produção de textos desse gênero, com enorme satisfação, a Comissão Editorial anuncia o Projeto Resenhas.
Resenhas de livros geram conhecimento. Ao escrever sobre as novidades publicadas pelas editoras, além da divulgação, pesquisadores-escritores produzem interpretações sobre essas obras. Desse modo, contribuem para a circulação de saberes nos meios literário, artístico, acadêmico e midiático, que talvez não fossem acessíveis ao público leitor de outra forma. Mais ainda, o conhecimento é gerado não só pela feitura e circulação de resenhas, mas por sua utilização em trabalhos científicos e por seu papel decisivo na adoção de livros por docentes nos cursos de graduação e pós-graduação.


Solicitamos a editoras que nos enviassem obras de antropologia, recentemente publicadas, listadas abaixo. Os interessados devem entrar em contato até 19 de junho de 2011 pelo email da revista [ cadcampo@usp.br ], informando o livro intencionado, seu nome completo, o endereço para o envio, a titulação e o vínculo institucional.


Os exemplares serão enviados ao candidato selecionado para elaboração de uma resenha. A o candidato ficará com o livro para si, mas deve estar ciente de que:


a) O envio do livro está condicionado à assinatura de um termo pelo qual a pessoa se compromete a enviar uma resenha até 20 de agosto de 2011;


b) O recebimento da resenha pela Cadernos de Campo não implica a publicação desta no número imediatamente seguinte ou em outros números. A resenha passará pelo processo de avaliação da comissão editorial;


c) Deve se comprometer a enviar a resenha exclusivamente à Revista Cadernos de Campo, até que esta julgue a possibilidade de publicação.


Os livros a serem resenhados são:

  •  Angola: Nascimento de uma Nação. Um estudo sobre a construção da identidade nacional. Carlos Serrano. Luanda: Edições Kilombelembe, 2009.
  • As Paredes, a Paisagem: as formas de morte, as possibilidades da vida. Euler Sandeville Jr. São Paulo: Plêiade/ Instituto Aion, 2011.
  • Deus é feiticeiro. Prática e disputa nas missões católicas em Angola colonial. Iracema Dulley. São Paulo: Annablume, 2010.
  • Dos Yorubá ao Candomblé Ketu: origens, tradições e continuidades. Aulo Barreti Filho (organizador). São Paulo: EDUSP, 2010.
  • Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Howard Becker. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
  • Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia. Íris Araújo. São Paulo: Alameda, 2010.
  • Nas Redes do Sexo: os bastidores do pornô brasileiro. Maria Elvira Díaz Benitez. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
  • Olhares femininos sobre o Islã: etnografias, metodologias e imagens. Francirosy Ferreira (organizadora). São Paulo: Hucitec, 2010.
  • Peregrinos do Sertão Profundo: Uma Etnografia da Música de Elomar Figueira Mello. André-Kees de Moraes Schouten. São Paulo: Annablume, 2010.
  • Religião, Raça e Identidade. Adroaldo Almeida, Lyndon Dantos, Sérgio Ferreti (organizadores). São Paulo: Paulinas, 2009.

Avaliaremos as candidaturas que nos chegarem até 19 de junho de 2011: cadcampo@usp.br